7 Dicas de atividade física para melhorar a má postura

alongamento-II

A pessoa que tem uma má postura pode modificar a sua aparência física, mas também pode estar sofrendo com dores nas costas, na região lombar e no pescoço, por conta da sua postura incorreta.

Há pessoas que sofrem com hérnias de disco e até mesmo de fadiga por conta disso, tornando-se um problema que necessita de cuidados.

A má postura pode ser causada por alguns fatores genéticos, mas também pode ser oriunda de descuidos do cotidiano.

Existem alguns exercícios que são ótimos para quem precisa melhorar a postura e conseguir ganhar uma qualidade de vida ainda maior, trazendo a sensação de bem-estar e de saúde de maneira geral.

Os melhores exercícios físicos para melhorar a postura

Ter uma boa postura é uma questão de saúde, não só de estética. Tomar alguns cuidados é capaz de eliminar as dores nas costas, bem como melhorar a digestão, visto que consegue descomprimir o intestino.

Além disso, a boa postura consegue oxigenar ainda mais o corpo e diminui os riscos de uma lesão na coluna. Existem atividades físicas que são muito boas para quem precisa melhorar este problema na sua vida.

Elas são grandes aliadas na busca de uma postura melhor, bem como garante resultados para uma vida mais saudável e ativa, com resultados que podem ser percebidos no cotidiano.

1 – Pilates

O Pilates é uma ótima alternativa para quem deseja ter uma postura melhor. Com a utilização de métodos diferenciados e aparelhos exclusivos, o aluno consegue executar os movimentos da maneira certa, sem correr riscos de lesionar ou exigir demais do seu próprio corpo. A atividade é sempre supervisionada, o que garante movimentos de qualidade.

Esta atividade física também consegue trabalhar com o corpo como um todo, deixando-o mais forte, equilibrado e flexível. Quem faz Pilates consegue fazer as atividades de maneira muito mais natural e saudável.

Como consegue trabalhar com os membros do corpo todo, melhora a postura e alinha os pés, joelhos e pernas.

Além disso, a atividade consegue promover a tonificação dos músculos e ainda consegue fortalecer a região do diafragma.

Este benefício é ótimo por dar espaço para os pulmões conseguirem respirar, o que aumenta a capacidade respiratório e ainda oxigena o corpo de maneira mais eficiente.

Por conseguir fortalecer os músculos das costas, o Pilates deixa a sustentação do corpo ainda mais fácil para a coluna, deixando-a ereta, o que evita a postura incorreta que pode estar causando dores e desconfortos.

2 – Musculação

Existem movimentos que são realizados que a maioria das pessoas não percebem, mas que causa a má postura. Com a musculação é possível arrumar isto. Para conseguir ter resultados ainda melhores, é necessário fazer os exercícios da forma correta, sempre cuidando o alinhamento e a postura.

A pessoa que se exercita com frequência, consegue naturalizar os seus movimentos, fazendo com que eles sejam parte do seu dia a dia.

Por exemplo, ao sentar com a coluna reta a pessoa consegue distribuir o seu peso de maneira igual, além de prestar mais atenção na posição dos joelhos. São pequenos hábitos que se tornam comuns para os praticantes de musculação.

O uso de aparelhos na academia consegue dar mais força para os músculos e para os ossos que sustentam o corpo. Por isso, quem tem problema de coluna pode escolher exercícios particulares para corrigir este tipo de problema.

3 – Yoga

Uma das melhores atividades físicas para conseguir melhorar a postura é o Yoga. Ele é bastante conhecido por conta dos alongamentos, posturas que focam no equilíbrio e no alinhamento do corpo como um todo.

Além disso, as suas técnicas de respiração visam maior consciência corporal. Isto é muito positivo para que as pessoas prestem mais atenção no seu dia a dia para corrigir a sua postura nos movimentos.

O Yoga promove um relaxamento no corpo, o que facilita que o alinhamento certo do corpo seja feito de maneira mais natural. Conseguindo melhorar a postura, o yoga facilita também a flexibilidade, alinhamento do corpo, reduz o estresse, aumenta o equilíbrio do corpo e ainda alivia dores presentes nas articulações.

4 – Ballet

O Ballet já é bem conhecido por conta das posturas dos seus praticantes. Não é apenas uma questão de deixar mais bonita as danças, mas também para os movimentos tenha mais leveza e o corpo consiga ter mais força para realiza-los. A postura correta é muito importante para que não haja lesões e dores.

5 – RPG

O RPG é a Reeducação Postural Global, modalidade de atividade cada vez mais popular. O seu objetivo é trabalhar com os músculos que são responsáveis pela postura, melhorando os seus movimentos como uma boa reeducação do corpo, o que melhora a postura.

O foco está nas costas, mas mesmo assim, consegue trabalhar com o corpo todo, trazendo muito mais benefícios.

6 – Alongamento

Os exercícios citados acima conseguem fortalecer e melhorar a postura por conta dos alongamentos realizados. Existem exercícios bem simples que podem ser incorporados na sua rotina para que os desconfortos da má postura sejam diminuídos e o hábito de se posicionar corretamente torne-se real.

Os alongamentos são responsáveis por conseguir aumentar a flexibilidade, aliviar as tensões nas articulações e alinhar o corpo como um todo, o que melhora bastante a postura. 

7 – Natação

A natação é uma atividade bem completa e consegue auxiliar as pessoas que desejam ter uma postura melhor. Como possui modalidade de nados que focam nas costas, ela consegue ajudar a corrigir problemas de postura. Muitos médicos acabam receitando as aulas de natação para aqueles que possuem problemas na coluna. Como consegue fortalecer os músculos, faz com que as pessoas consigam manter uma postura correta naturalmente.

Os exercícios para conseguir melhorar a postura são muito importantes para quem quer melhorar a sua saúde a sua qualidade de vida.

A postura incorreta traz diversos problemas, por isso, a atividade física pode ser um grande tratamento para quem quer ter uma vida mais saudável e se livrar dos desconfortos. Lembre-se que investir em uma atividade física é investir na sua saúde.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *