Exercício Físico Hipertrofia o Cérebro

Exercício Físico Hipertrofia o Cérebro

O cortex é a camada mais externa do cérebro, a região formada pela substância cinzenta (corpo dos neurônios). Com o passar do tempo, essa massa cortical se atrofia, o que está associado a declínios cognitivos. No entanto, existem fatores comportamentais que ajudam a mante-la, como a atividade física.

Pesquisadores fizeram ressonância magnética para avaliar o cérebro de pessoas acima de 50 anos e estudaram se havia associação entre o tamanho de regiões específicas e os hábitos de atividade física. O resultados revelaram que as pessoas que realizavam as maiores quantidades de atividade física de intensidade moderada a vigorosa tinham as maiores espessuras no lobo temporal e giro frontal superior esquerdo. Lembrando que a atrofia dessas regiões costuma ser vista no envelhecimento e está associada à demência.

Um ponto interessante é que o comportamento sedentário não exerceu influência, sugerindo que você pode até passar bastante tempo parado, mas se quebrar isso com atividades intensas, continuará tendo os benefícios.

Fonte: Dr. Paulo Gentil
www.paulogentil.com

Falck RS, Hsu CL, Best JR, Li LC, Egbert AR, Liu-Ambrose T. Not Just for Joints: The Associations of Moderate-to-Vigorous Physical Activity and Sedentary Behavior with Brain Cortical Thickness. Med Sci Sports Exerc. 2020 Oct;52(10):2217-2223. doi: 10.1249/MSS.0000000000002374. PMID: 32936595.

Assista ao vídeo em que o professor Ale Barros fala sobre esse estudo: https://youtu.be/rUqkWZ1n6Ug